(79) 2106-1250    
Dia Nacional do Sanfoneiro

image_pdfimage_print

26 DE MAIO- DIA NACIONAL DO SANFONEIRO.

Essa data foi criada para homenagear Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, que nasceu no dia 26 de maio de 1930 em João Pessoa/ PB. Sivuca foi um multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor. Suas composições e trabalhos incluem, dentre outros ritmos, choro, frevo, forró, jazz, baião, música clássica, blues, entre outros gêneros musicais. A partir do final da década de 1950, passou a residir na Europa e nos Estados Unidos, tocando e divulgando o forró como um gênero genuinamente brasileiro.

O mestre Sivuca, faleceu no dia 14 de dezembro de 2006 em João Pessoa, deixando viúva a cantora e compositora Glorinha Gadelha, a filha Flávia, e um legado gigantesco para as atuais e futuras gerações.

É também uma data para homenagear os grandes mestres da sanfona e do autêntico forró: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Pedro Sertanejo, Gerson Filho, Zé Calixto, Abdias, Camarão, Bastinho Calixto, Chiquinha Gonzaga, Luizinho Calixto, Osvaldinho, Genaro, Waldonys, Cesinha, Joquinha Gonzaga, Flávio José, Erivaldo de Carira, Mestrinho e todos os sanfoneiros espalhados pelo Brasil forrozeiro.

Parabéns aos mestres da sanfona!

Viva o autêntico forró.

Pesquisa e produção: Prof: Orlando Carvalho.

FIQUE POR DENTRO
DESTAQUES
COMUNICADOS
Localização